23 de jul. de 2011

Regentes e coreógrafos de bandas e fanfarras participam de capacitação


Regência, percepção e leitura musical, arranjos, orquestração e coreografias são algumas matérias abordadas durante a II Capacitação de Regentes e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras de Pernambuco, que acontece desta sexta-feira até o próximo domingo. O evento é realizado pela Secretaria de Educação (SE) em parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras de Pernambuco (Abanfare).

“Estamos capacitando 150 regentes e 50 coreógrafos e, além de atualizados, eles estão aprendendo com os professores, que em sua maioria são os jurados da Copa de Bandas e Fanfarras”, disse o coordenador geral de Bandas e Fanfarras da SE e presidente da Abanfare, Waldenilson Cunha. Entre os professores estão profissionais da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, Centro de Educação Musical de Olinda e do Conservatório Pernambucano de Música.
Para o regente Pedro Batista, da banda marcial da Escola de Referência Moacir de Albuquerque, em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, o curso tem sido muito importante. “Aprendemos muito aqui, tanto na parte de técnicas musicais como na de conduzir os grupos”, disse.

Já o Mor Jonas Alves, do Ginásio de Palmares, e bi-campeão pernambucano vê a capacitação como uma forma de adquirir novos conhecimentos e novas formas de comandar com mais marcialidade. “Além de ganhos educacionais, também há a integração entre os participantes das bandas, evitando rivalidades”, disse.

A abertura do evento, que aconteceu no Hotel Canarius, em Boa Viagem, contou com presença do secretario de Educação, Anderson Gomes. “Fico muito feliz em poder estar contribuindo para ações como essa, pois nós sabemos o quanto a música tem um papel fundamental dentro de uma escola”, ressaltou. O encerramento ocorrerá no Canarius, de Gaibu, litoral sul do Estado. Atualmente, existem 390 bandas marciais, musicais e fanfarras no Estado, mobilizando mais de 30 alunos e mil professores.


Fonte: Seduc PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

𝗖𝗢𝗡𝗚𝗥𝗘𝗦𝗦𝗢 𝟮𝟬𝟮𝟭 𝗟𝗕𝗙

  Aconteceu nos dias 16 e 17 de Julho o Congresso 2021 da LBF, o congresso foi realizado este ano em nosso estado no Hotel Internacional In ...